domingo, 7 de outubro de 2012

A história do Templo de A-Má


Ora reza a história que os primeiros portugueses que chegaram a esta terra, encontraram este templo e perguntaram aos nativos qual o nome da mesma. Os senhores, na sua língua, disseram A-Ma Gao (Baía de A-Má). Os tugas, que já na altura eram uns chicos espertos pensaram para eles, "olha, estamos em Macau!!".

Este templo é muito antigo e foi construído por pescadores para adorar a deusa do céu A-Má, embora se vejam, ao longo dos vários patamares diversos pavilhões dedicados a deuses diferentes derivados do budismo, taoísmo, confucionismo, etc. Aliás na maioria dos templos espalhados por Macau se nota isso. Tanto se vê um buda dourado, como um rei macaco, como deusas mulheres, enfim, algo que gostava de compreender melhor.

Este não é definitivamente o templo mais marcante para mim. É no entanto o mais antigo, mais conhecido e o mais visitado. O facto de ser numa colina transforma-o num lugar diferente, em cada patamar se encontra um altar a adorar um deus diferente, do mesmo modo se encontram pequenos recantos com flores ou incenso ou uma pequena figura representando um deus.



Pequena praça ao pé do templo

Entrada



Estes penduricalhos tinham pedidos do género "saúde para a família"

A arquitectura dos telhados

Um olhar pensativo e esperançoso, mas com um sorriso eterno, para o horizonte por detrás duma pedra da colina

Este puto parecia um ratinho na roda dentada, aha! Dá-lhe!



Queimadores de papel - acho eu, bom, na minha cabeça são! -

Para lá dos incensos, o rio e a China

Os dois fofinhos que estavam de joelhos estavam provavelmente a ser benzidos, ou seria a 1ª comunhão?...

Uma moeda para um pedido





Há aqui uma tradição ou crença, não sei que consiste em formular uma pergunta segurando uma caixa cilíndrica com paus, depois abana-se essa caixa até saírem alguns, não sei quantos, não percebi. Sei que a senhora que acompanha este processo dá uma folhinha com uns escritos, a pessoa dirige-se então a um senhor que está numa mesa e ele faz a leitura desses escritos. Ainda tentei perguntar se falavam inglês, mas um outro senhor foi bem rápido a dizer que não e nem me deixou fazer mais nada. Uma das raparigas que fez isso é que me acabou por explicar o que isto era. Não tive coragem de lhe pedir para me ajudar a fazer comigo. Eles são super envergonhados. 


O incenso GIGANTE custava sensivelmente 300 euros, ganda promessa!


1 comentário: