segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Festa da Lua

Ontem à noite assisti a uma tradição muito gira. Chamam-lhe a Festa da Lua, ou a Festa do Bolo Lunar, nem sei bem. 

Há várias explicações para esta noite de lua cheia, sendo uma influência chinesa. Primeiro é o início do outono. "A Festa do Meio Outono é uma das maiores e mais tradicionais cerimónias familiares dos chineses. A consagração é marcada pelo consumo de bolinhos de lua e pela contemplação da lua." Estes bolos da lua estão à venda em toda  parte. São bastante caros e, para dizer a verdade ainda não tive coragem de provar. Porquê? Porque existem com vários recheios, doces e salgados e tenho medo que me calhe feijão ou algas...

Sei que é uma festa de união, da família, de lembrar dos entes que estão longe. Como no dia 1 de outubro é feriado, toda a gente se junta durante o dia 30 até à madrugada dessa noite para comer e beber e acender lanternas.

A praia de Hac Sa tem um parque de merendas bem grande, que ontem parecia pequenino com tanta gente que tinha! Famílias inteiras, carregadas de comida e bebida, grelhadores, lanterninhas, tudo e mais alguma coisa para a festa. Outros sentavam-se na areia da praia, como nós fizemos, à luz da lua cheia.

Uma festa muito gira e que nós pensávamos que ía acabar com as lanternas postas no mar mas que, segundo nos explicaram, foi proibido por causa do lixo e poluição que fazia na baía.

Mesmo assim, um espectáculo bem bonito de se ver.
  
Bom, ao menos pediram por favor...

Parque de merendas

Tudo a morfar em nome da lua!
Acendendo as velas das lanternas
 


Ao fundo, o mar, a água estava quentinha!





Uns a comer, outros a dançar
A praia cheia de gente com lanternas







Bota a grelhar chicha!

Senhores agentes a controlar a situação

Sem comentários:

Enviar um comentário